ÓBITO
O Registro de óbito visa refletir um fato: o falecimento da pessoa física.
Trata-se de ato gratuito, nos termos da Constituição Federal. Atente para os documentos necessários:
*DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
Do Declarante:
1. Documento de identificação com foto e CPF do declarante;
Do Falecido:
2. Declaração de Óbito, assinada pelo profissional de saúde. (É um documento amarelo entregue no hospital);
3. Documento de identificação com foto e CPF do Falecido;
4. Registro de Nascimento ou Casamento, com informação do livro, da folha e do termo (Essa informação é importante: livro, folha e termo do registro anterior do falecido). Art 106 da Lei 6.015/73;
5. Título de Eleitor do falecido;
6. Carteira de Trabalho;
7. Caso o falecido fosse casado, separado, divorciado ou viúvo deve apresentar a certidão de casamento com averbações ou anotações destes atos.
Além disso, precisamos das respostas das seguintes perguntas (que serão respondidas verbalmente pelo declarante):
8. O falecido deixou bens?
9. Era eleitor?
10. Deixou testamento conhecido?
11. Deixou filhos? Se sim, nome e idade de cada um deles;
12. Já houve o sepultamento? Se sim, onde ocorreu?